Entenda como funciona a sanitização de ambientes e porque ela é tão importante.

Estamos vivendo uma época em que a higienização correta das mãos e dos alimentos tem sido essencial para a nossa sobrevivência e não menos importante é a sanitização de ambientes.

Hoje, mais do que nunca, os ambientes precisam estar com a higienização em dia para evitar a contaminação e disseminação de vírus como o corona vírus e muitos outros micro-organismos patogênicos como bactérias e ácaros.

Conheça agora a sanitização de ambientes e saiba a importância deste recurso no mundo em que vivemos.

O que é sanitização de ambientes?

O processo de sanitização trata-se da higienização de ambientes por meio de aplicação de produtos sanitizantes próprios para esta finalidade.

O produto é nebulizado nos ambientes e nas superfícies onde há circulação de pessoas para que haja uma higienização completa destes locais.

Para realizar a tarefa, a empresa especializada pela sanitização, deverá fazer algumas averiguações prévias.

Inspeção do local

A primeira etapa do processo de sanitização acontece na inspeção do local onde será aplicada a solução de limpeza.

Primeiramente é preciso identificar os objetos que precisarão ser protegidos para que não ocorra contato direto com o produto.

Locais como aquários, alimentos e utensílios de uso pessoal devem ser preservados da solução para evitar possíveis danos à saúde humana ou animal.

É importante também analisar a quantidade de produto que será utilizada e o tamanho do espaço a ser sanitizado, esta análise será determinante para que o tempo da execução do serviço seja calculado e para que as pessoas frequentadoras daquele lugar possam manter-se afastadas.

 Aplicação do produto

A equipe responsável pela higienização realizará, primeiramente, uma limpeza superficial nos locais onde há maior concentração de vírus, bactérias ou ácaros.

No caso dos vírus, será preciso dar uma especial atenção aos corrimões, puxadores, maçanetas e bancadas, onde há uma maior chance de contato e contaminação.

No caso de ácaros, os cantinhos deverão ser analisados com maior cuidado, pois são nestes pequenos espaços onde há maior concentração de micro-organismos que causam as reações alérgicas indesejadas.

Após a inspeção e a limpeza manual dos locais afetados, o processo de limpeza por meio de nebulização será iniciado.

Este processo consiste em um ou mais profissionais devidamente uniformizados e protegidos aplicando por meio de nebulização todo o local contaminado.

Após a finalização da higienização, é preciso aguardar um tempo antes de utilizar o ambiente para que a solução evapore e não cause irritação ou reações alérgicas.

Porque a sanitização é mais eficaz que uma limpeza comum?

O mundo tem sofrido com a disseminação do novo corona vírus, doença altamente contagiosa que se espalha rapidamente e causa muitos problemas à saúde humana, inclusive a morte.

A pandemia tem nos mostrado o quanto a eficiência da limpeza é altamente interligada e diretamente proporcional à sobrevivência humana.

Ambientes fechados, costumam ter o acúmulo incalculável de micro-organismos vivos que causam danos à vida, e uma limpeza comum realizada com produtos caseiros tem demonstrado não ser a melhor solução para o problema.

Além de ser realizada com produtos eficientes, a sanitização de ambientes é muito mais completa pois é capaz de alcançar locais que, normalmente, passam despercebidos a olho nu.

Para quais ambientes é recomendada a sanitização profissional?

Diante do cenário atual, a sanitização é recomendada a todo ambiente com circulação de pessoas, sejam eles privados ou públicos.

Cinemas, teatros, restaurantes, hospitais, escolas, transportes públicos e empresas, todos esses locais estão sujeitos a contaminação e dispersão de vírus e bactérias, portanto, devem sempre estar atentos com a higienização correta de suas dependências.

É importante, inclusive, uma especial atenção aos aparelhos de ar condicionado, pois este são responsáveis pela circulação do ar em ambientes fechados, portanto, devem ser igualmente sanitizados para que haja um maior controle.

Qual a frequência ideal da sanitização de ambientes?

A frequência ideal para realizar a sanitização está diretamente relacionada à utilização e manipulação das superfícies do ambiente.

Em ambientes com pouca circulação como residências, a sanitização poderá ser feita de acordo com a necessidade do proprietário e possui duração média de 6 meses.

Já ambientes com maior circulação como restaurantes, comércios e empresas em geral, a recomendação do Ministério da Saúde é de que as limpezas sejam realizadas com as seguintes frequências:

  • Diariamente: Sanitários, maçanetas, lavatórios, pisos, recipientes de lixo, cadeiras, mesas e áreas de produção;
  • Semanalmente: Portas, janelas, paredes, armários, freezers, geladeiras, coifas e prateleiras;
  • Quinzenalmente: Aparelhos de ar condicionado, caixas de gordura e estrados;
  • Mensalmente: Interruptores, luminárias, tomadas e telas;
  • Semestralmente: Reservatórios de água;

As periodicidades listadas acima, são recomendações do Ministério da Saúde em situações e condições dentro da normalidade.

Diante do atual cenário pandêmico, a orientação é que toda e qualquer superfície de contato direto seja limpo o maior número de vezes possível a fim de garantir mais controle sanitário e evitar a elevação da contaminação.

Como vimos, a sanitização de ambientes é essencial para a nossa saúde e bem-estar pois ela é a maior aliada na preservação da vida humana.

Ela é, sem dúvidas, adequada para todas as ocasiões, especialmente a atual.